Atenção à desatenção!!!
– Para você que acabou de receber o diagnóstico de TDAH do seu filho, aluno ou paciente e está perdido;
– Para você que já recebeu esse diagnóstico há algum tempo e segue perdido;
– Para você que fica mais perdido cada vez que acessa a internet e encontra informações desconexas e sem sentido sobre o TDAH.
Você está no lugar certo!
Seja bem-vindo!!
Meu nome é Luciana Leitão, sou Psicopedagoga Clínica e atendo crianças com TDAH e seus cuidadores. Também sou portadora, filha e mãe de TDAH, o que – somada à literatura científica e à prática clínica adquirida ao longo dos anos – me capacita para olhar de maneira segura e sistêmica para o transtorno em toda a sua dimensão.
O TDAH é a sigla para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – um transtorno de neurodesenvolvimento de origem genética que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda vida. Os principais sintomas são desatenção, hiperatividade e impulsividade. Mas ele não se restringe à essa tríade. Há também déficits na autorregulação emocional e cognitiva. E, ainda, uma desorganização motora, espacial e executiva.
Portanto, ele é muito mais complexo do que se imagina. Embora o TDAH seja um dos transtornos mais estudados no mundo – e o mais tratável também – ele ainda é cercado de mitos e inverdades que confundem e dificultam sua compreensão e aceitação.
Neste espaço, dividirei com vocês minhas experiências pessoais e profissionais sobre o TDAH. Esta foi a maneira que encontrei de seguir cumprindo com minha missão de provar para o mundo que viver com o TDAH não é nada fácil, mas é possível, desde que estejamos prontos para dizer SIM a essas quatro letrinhas aparentemente inofensivas, mas ainda tão assustadoras.
Contem comigo!
Luciana Leitão
Psicopedagoga Clínica especialista em TDAH
TDAH é a sigla para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – uma condição neurobiológica crônica que afeta…
As dores, as delícias e os desafios de ser TDAH Quem me conhece sabe que o TDAH é, de longe, meu…
Entrevista: “Alunos com TDAH” Programa Conexão - Canal Futura
Embora eu tenha atuado como jornalista por dez anos, – sempre fugindo das câmeras – estar diante delas como entrevistada para falar sobre o meu assunto favorito que é o TDAH me trouxe a certeza de estar cumprindo com a minha missão por aqui. A matéria aborda a relação do TDAH com a aprendizagem, os direitos dos alunos garantidos por lei, inclusão escolar e o papel da escola e da família nesse contexto. É sempre uma honra falar sobre um assunto tão importante, mas ainda cercado de tantos mitos e inverdades e, ainda, poder levantar a bandeira da inclusão e do diagnóstico precoce.
Entrevista: “TDAH em tempos de pandemia” Revista Crescer
É impossível não lembrar quando o mundo – literalmente – parou em função da pandemia do coronavírus. O desafio foi imenso para todos, em todos os sentidos. Naquela época, foi necessário olhar para as crianças e avaliar as consequências e os prejuízos na aprendizagem escolar. Se não foi fácil para ninguém, imagine para aquelas mais agitadas e desatentas. A revista Crescer abordou o tema com maestria e me convidou para falar um pouco sobre como as famílias poderiam ajudar os estudantes com TDAH as lidarem com o isolamento e as aulas online.
Eu posso te ajudar!
Aprender com prazer é possível. E eu te mostro como!