Psicopedagogia não é reforço escolar!
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Psicopedagogia não é reforço escolar!

Esta talvez seja uma das maiores dúvidas das famílias quando percebem que o filho demonstra alguma dificuldade em acompanhar a turma da escola: devo procurar um psicopedagogo ou um professor particular? Para isso, precisamos entender o que diferencia a atuação dos dois profissionais. Embora a Psicopedagogia seja uma área de conhecimento interdisciplinar com constructos da Pedagogia, a atuação clínica tem bases próprias.

O trabalho do psicopedagogo em consultório está longe de ser intuitivo, baseado somente em uma interação lúdica com a criança. A atuação é de natureza cognitiva, social, emocional, com foco em fundamentos da Teoria da Aprendizagem, do Desenvolvimento Infantil e da Neurociência.

O processo é pautado na avaliação, no desenvolvimento e na reabilitação de habilidades necessárias para a aprendizagem da leitura, escrita e matemática, e não em conteúdos escolares propriamente ditos. Conhecimentos e técnicas pedagógicas são utilizadas sim; porém, o raciocínio clínico é que permeia o trabalho e que guia as decisões e as mediações estratégicas durante os atendimentos.

Diferentemente do Pedagogo, que estuda “como se ensina”, nós avaliamos a aprendizagem escolar pelo viés de “como se aprende” e desenvolvemos o olhar clínico para além da sala de aula. O foco não está no que se tem para ensinar, mas em como os estudantes estão para aprender!

Que nem todos aprendem da mesma maneira é fato. Mas, aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem precisam de um olhar individual e cuidadoso e não de julgamentos e cobranças. Afinal, assim como a febre, as dificuldades de aprendizagem são sintomas que indicam que algo não vai bem e podem ser decorrentes de uma série de fatores, desde uma dor de garganta, até algo mais grave, como meningite, por exemplo.

Por isso, é preciso ir a fundo e buscar entender o que realmente impede aquela criança de aprender como o esperado para a série e a idade, qual a causa dessa dificuldade/febre para, assim, criar estratégias direcionadas e eficazes para ajudá-la nesse processo.

Trabalhar em parceria com a família, a escola e equipe multidisciplinar é fundamental para alinhar o trabalho e a responsabilidade de cada um durante o processo. Afinal, minha missão é ajudá-las a ressignificar a relação com a aprendizagem e, assim, despertá-las a desenvolver todo o seu potencial, para aprender com prazer, sendo quem verdadeiramente é.

Mesmo sendo áreas que se confundem às vezes, cada uma tem um papel importante na evolução acadêmica de estudantes de todas as idades. Vale lembrar que todo profissional tem seu valor e, muitas vezes, o pedagogo é parceiro do psicopedagogo na missão de educar e vice-versa.

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Sou formada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, com especialização em Neurociência e Aprendizagem, Desenvolvimento Infantil e Educação Socioemocional, com capacitação em Alfabetização/Letramento, Transtorno de Aprendizagem e Transtorno de Neurodesenvolvimento.

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